Sobre Nós

Madrigal é um gênero musical com composições profanas do período renascentista (sec. XIV) no qual o compositor expressa emoção em cada linha cantada. Madrigais são coros com reduzido número de integrantes cujo repertório tem enfoque em peças renascentistas.

 

O Madrigal Renascentista Unifal é um projeto de Extensão na área da Cultura, da Universidade Federal de Alfenas. Nasceu em 2009 e em 2017 passou a integrar o Programa de Extensão “Toda Música para Todos!”. Sob a regência do Maestro João Pedro Boroni, o projeto é coordenado pela servidora Delô Ballesteros e, atualmente, conta com 21 participantes, entre servidores e discentes da Universidade e membros da comunidade local. 

 

Além da integração entre a Universidade e a comunidade local, o projeto busca, a divulgação da cultura musical por meio de estudos e apresentações de Música Antiga, não deixando, porém, de valorizar peças contemporâneas de diversos países e a música nacional, popular e folclórica. 

 

Seu principal objetivo é a formação de público para a fruição de um estilo musical de acesso restrito e pouco divulgado, principalmente peças renascentistas, além de divulgar e representar a Universidade Federal de Alfenas como promotora de atividades culturais. 

 

A metodologia utilizada é o estudo da técnica vocal voltada para a correta colocação da voz, demandada por este período, bem como um intenso trabalho de estudo e desenvolvimento da percepção musical dos componentes. Além disso, as peças requerem estudo e interpretação histórica e linguística, visto que as composições estão escritas em diversas línguas e pertencem a períodos diferentes.

 

O Madrigal Renascentista UNIFAL desenvolve suas atividades com participações em eventos, festivais e concursos. Realiza Concertos periódicos, como a 2ª Cantata de Natal que, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Alfenas e com acompanhamento da Camerata Theophillus, em dezembro de 2018 atraiu cerca de 800 espectadores à Praça Getúlio Vargas.

 

É complexo avaliar a importância deste projeto para a comunidade, visto que o Madrigal Renascentista UNIFAL, mais que um projeto de extensão é uma atividade que causa efeitos à alma de forma singular para cada pessoa.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL-MG
Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Centro - Alfenas/MG

PREDIO L SALA 301

APOIO

LOGO UNIFAL.gif
LOGO EXTENSAO.png

ENDEREÇO